domingo, 30 de agosto de 2009

Tratamento com Argila - parte 01 (Argila Verde)

Esse é um dos produtos que mais gosto, uso e, consequentemente, indico.

Acredita-se que suas propriedades normalizadoras devem-se às trocas energéticas, iônicas e radiônicas exercidas pelos elétrons livres existentes nos minerais de sua composição, tais como: manganês, magnésio, alumínio, ferro, sílica, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, boro, selênio, lítio, níquel, sódio e outros.

VEJA A ATUAÇÃO DE ALGUNS DESTES ARGILOMINERAIS:
Alumínio: atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante, e inibe o desenvolvimento de estafilococo áureo em cultura.
Ferro: tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.
Magnésio: tem o poder de fixar os íons de potássio e do cálcio e a manutenção do gel celular, ou seja, a hidratação e na síntese das fibras do colágeno.
Manganês: tem ação específica na biosíntese do colágeno, tem ação antiinfecciosa, cicatrizante, antialérgico.
Silício: tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando em flacidez cutânea.
Sódio e Potássio: Ajudam a manter a hidratação e o equilíbrio iônico das células cutâneas.
Outro aspecto interessante é que não há necessidade de preocupar-se com a ação da argila, pois ela tem uma "inteligência" em relação ao trabalho necessário, seja sedar, tonificar, estimular ou absorver, além de potencializar o sistema imunológico e não ser tóxica.

Ela é usada desde a antiguidade para tratamento de beleza da pele de mulheres e homens. Entre suas propriedades estéticas estão o estímulo da circulação, melhorando o aspecto da pele, o peeling suave, eliminando cravos, a regulação da produção sebácea, evitando a aparição de acnes, e a eliminação de toxinas.

Infelizmente poucos sabem como aproveitar todo este potencial.

Por isso, vou iniciar uma sessão de estudos sobre algumas delas, iniciando hoje pela Argila Verde.

A Argila Verde ou Montemolinorita - De origem francesa, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acneicas e em produtos para cabelos oleosos. Desinfrilta o interstício celular, esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.

Ela é bastante indicada para quem tem pele oleosa... Basta misturar 30 gramas de pó de argila com um pouco de água mineral, até que se forme uma pasta. Aplicar no rosto limpo e deixar descansar por quinze minutos, aproximadamente. O rápido tratamento evita o aparecimento de acne e ajuda na remoção dos cravinhos, deixando a pele lisa e com sensação de frescor.

Na próxima, falarei sobre a Argila Branca... Aguarde!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Socorro!! Preciso de uma limpeza de pele!!!!!!!


Se você é daquelas que vive adiando sua limpeza de pele e acaba por não resistir à tentação de espremer seus cravinhos, aqui vão algumas dicas importantes:

* Prenda seus cabelos, de maneira que eles não interfiram no processo;

* Lave bem o rosto com um sabonete líquido apropriado para seu tipo de pele;

  Ferva água (de preferencia com sachês de chá de camomila – ela acalma a pele);

* Enquanto a água estiver esquentando faça um esfoliação na face

* Passe um creme emoliente no rosto. (se não tiver o emoliente, deixe o próprio esfoliante no rosto e o retire somente após o final da “sauna”)

* Coloque a água (chá de camomila) em uma bacia e faça uma “sauna facial” tapando a cabeça com uma toalha por aproximadamente 5 minutos;

* Retire o emoliente/esfoliante com um algodão molhado na água já morna;

* Se possível coloque luvas e proteja os dedos indicadores com algodão. Se não tiver luvas, não abra mão do algodão para proteger as pontas dos dedos que serão usados na extração;

* Esprema apenas os comedões, não proceda a extração se estiver com pápulas ou pústulas (inflamados). Neste caso, estire a pele para verificar se os mesmos já estão prontos para retirada. Se estiverem, saem naturalmente. Se não sairem, deixe como está e passe máscara secativa ao final do procedimento.

Após a extração, passe gelo no rosto. O gelo vai fechar os poros e amenizar o inchaço.

* Por fim, passe um adstringente e um hidratante. Se for durante o dia, não abra mão do Protetor Solar.

Procedendo desta forma, dificilmente você terá problemas com inflamação ou manchas posteriores.

Mas, lembre-se, nada substitui o trabalho de um profissional. Afinal, ele tem técnica, equipamentos e produtos indicados para um procedimento eficaz.

sábado, 22 de agosto de 2009

MÁSCARAS DE BELEZA



Sabemos que nada substitui um belo tratamento com uma profissional competente!
Entretanto, como profissionais, também sabemos que não adianta darmos o nosso melhor durante o protocolo, se a cliente não fizer corretamente a manutenção em casa. Afinal, vocês, clientes, passam muito mais tempo longe de nós, do que entregue aos nossos cuidados!

Sendo assim, ofereço algumas receitas de máscaras naturais, simples e fáceis, para ser aplicada em casa.

ANTI-SÉPTICA
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de gel extraído da folha de babosa
1 xícara (chá) de folhas de salsinha
1 colher (sopa) de mel
1 xícara (chá) de água mineral
Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique, com gaze, sobre a pele. Deixe agir por 20min e retire com bastante água fria

SECATIVA
Ingredientes:
1 pires de folhas de salsinha
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (café) de própolis
1 kiwi descascado e picado
1 xícara (chá) de água filtrada
Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique no rosto. Deixe descansar por 30min e retire com bastante água fria

CONTROLADORA DE OLEOSIDADE
Ingredientes:
1 colher (sopa) de amido de milho
1 xícara (chá) de folhas de salsinha
1 colher (sobremesa) de mel
1 xícara (chá) de água filtrada ou mineral
Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique no rosto, cobrindo com uma gaze. Deixe agir por 20min e retire com bastante água fria

HIDRATAÇÃO PARA PELE OLEOSA
Ingredientes:
1 ameixa seca média
1 colher (sopa) de mel
Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique no rosto. Relaxe com a máscara no rosto por 15min. Retire com água fria.

TRATAMENTOS DE ESPINHAS
Ingredientes:
½ xícara de amoras maduras
1 porção de leite que cubra as frutas
Preparo:
Cozinhe as amoras no leite por 10min, deixe esfriar. Cubra o rosto com uma gaze e sobreponha a papa de amoras protegendo a região dos olhos. Retire com água fria após 15min.

NUTRITIVA
Ingredientes:
1 colher (café) de azeite-de-dendê
1 gema de ovo
1 banana-nanica madura
1 pires de folhas de espinafre
1 xícara (chá) de água mineral ou filtrada
Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique, com gaze, sobre a pele. Deixe agir por 20min e remova com bastante água fria

HIDRATANTE
Ingredientes:
½ copinho de iogurte natural
2 colheres (sopa) de mel
Preparo:
Misture tudo e aplique sobre a pele. Deixe descansar por 20minutos e lave com bastante água fria.

FIRMADORA
Ingredientes:
2 claras de ovo
Preparo:
Bata bem as claras (sem ser em neve), aplique no rosto e deixe agir por 15min. Depois lave bem o rosto com água fria

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Depilação com linha

HISTÓRIA DO MÉTODO

A história da depilação é antiga. Há tempos, pessoas em diversas sociedades procuram eliminar o excesso de pelos e penugens, para fins estéticos e para higiene pessoal. A história nos revela que em 1500 a.C. os homens já removiam os pelos com um depilador feito de sangue de diversos animais, gordura de hipopótamo, carcaça de tartaruga e trissulfeto de antimônio.

No Brasil, Pero Vaz de Caminha relatava em sua carta sobre as primeiras impressões desta terra, o fato das índias não possuírem pelos pubianos. No princípio, achavam-se que elas simplesmente haviam nascido sem eles, mas com o passar do tempo, descobriu-se que elas raspavam os pelos com a espinha do peixe-lixa.

Ao longo da história, passamos por períodos onde a remoção de pelos era “pecado”, depois, uma necessidade gerada pela moda das roupas curtas e justas, voltando a ser recriminada pelo lema de “liberdade total” aclamada pelos hippies.

No contexto atual, a depilação ressurge como um hábito mais do que estético, mas, principalmente, como uma questão de higiene, sendo utilizada por mulheres e homens em geral.


A DEPILAÇÃO COM LINHA vem como uma opção de remoção de pelos com 96% de efetividade, não contendo contra-indicações e apresentando uma solução para questões de higiene e segurança. A pele não sofre os efeitos da cera, pois utiliza-se apenas uma linha de costura 100% poliéster ou 100% algodão, evitando o desgaste da pele com produtos químicos.

Este método tem várias versões para sua originalidade, sendo aceito como criação dos marroquinos, iraquianos, iranianos, chineses, egípcios etc. De um modo geral acredita-se na participação dos orientais e a preocupação dos egípcios com a beleza fortalece a crença de ter vindo deles tal invenção, tendo relatos de que as árabes já utilizavam a linha para se depilar no Império Babilônico, na Mesopotâmia entre 900 a.C. e 600 a.C.

Ela é conhecida por diversos nomes como: depilação iraniana, israelense,chinesa, árabe, oriental, iraquiana e o mais correto e comumente utilizado é apenas DEPILAÇÃO COM LINHA.

A técnica tem conquistado também as alemãs e no Brasil, as atrizes são as grandes divulgadoras e clientes, entre elas Aline Moraes, Malu Mader, Juliana Paes e também a cantora Preta Gil.

BENEFÍCIOS DO MÉTODO

Previne contra a flacidez;
Técnica mais higiênica;
Retirada do pelo pela raiz , o que afina e retarda o nascimento dos mesmos;
Diminui a possibilidade dos pelos encavarem;
Evita manchas e alergia;
Retira também o sebo constante na raiz dos pelos;
Método menos agressivo e sem contra indicações;
Retira pelos mais curtos de até 3 mm;
Único método capaz de retirar também as penugens (pelos finíssimos)
Peles que estão sob tratamento de ácido ou peeling pode ser feita após 3 dias;
Não engrossa e nem aumenta a quantidade de pelo;
A pele fica com aspecto de porcelana;
Facilita e realça a maquiagem;
Pode retirar qualquer pelo do corpo
Método indicado para retirar pelos em áreas com varizes ou cicatrizes e também as pálpebras – regiões que não podem ser depiladas com cera sob hipótese nenhuma.

Veja a reportagem na Ana Maria Braga: http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1054344-7822-DEPILACAO,00.html